sábado, 15 de setembro de 2012

Tensão Pré casamento - Chamado de TPC



Ter TPC é algo normal, como se fosse uma TPM que temos mensalmente, mas de maneira muito intensa, já que só passa depois do casamento...rs.

Eu ficava realmente assim..rs

O casamento já foi marcado, sua família está muito contente, o local da festa já foi escolhido. Parece que tudo está perfeito, não é? Mas aí começa a famosa TPC. E você, noiva, que se imaginava feliz e saltitante com os preparativos, começa a pensar no que pode dar errado, a ter medos, angústias e ansiedade. A maioria das noivas passa por isso! E a boa notícia é que, no final de tudo, vai valer a pena, porque casar é MUITO BOM!

 Mesmo vendo tudo com bastante antecedência, mais ou menos 1 ano e meio,e, ainda assim, eu ficava receosa de que muitas coisas pudessem dar errado. Nem trabalhar eu conseguia direito.O que me deixava mais estressada eram as constantes brigas com o noivo. Engraçado: eu pensava que seria exatamente o contrário. Acreditava que não haveria discussões, somente bons momentos, já que o casamento era tão esperado por nós dois....rs

Os principais sintomas de estresse são: ansiedade, irritabilidade, alergias, gastrites, pesadelos horríveis, angústia, alterações hormonais e por aí vai. Ninguém é de ferro! São muitas as mudanças na vida de uma noiva. Na cabeça da gente passa um filminho de como será a vida após o casamento. E nos perguntamos se vai dar certo, se o marido vai nos amar para sempre ou se vamos ser felizes. A resposta, mais uma vez, é positiva: dá para ser ainda mais feliz!

 Uma coisa muito bacana para relaxar é procurar uma atividade diferente. Procure fazer algo para distrair a cabeça, um curso de artesanato, procure um esporte que você goste, faça uma massagem relaxante, saia para bater papo com suas amigas, faça umas comprinhas básicas. Assim fica mais divertido e o tempo passa bem mais depressa.O mais importante é tentar não se estressar demais. Você corre o risco de se tornar uma “noiva neurótica”. Ignore certos comentários e pense nas coisas boas que estão acontecendo. 

E até engraçado postar isso porque sei o quanto não conseguimos controlar e fugir de toda tensão que nos envolve essa preparação.

Na segunda ou terça continuamos com as postagens.........

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Muito cuidado com as diversas opiniões dos outros..

Uma coisa muito desagradável e ao mesmo tempo muito chato é a intromissão das pessoas  a respeito do seu casamento. Por que todo mundo acha que pode dar palpite???


As vezes, amigos, parentes e até mesmo desconhecidos dão opiniões inconvenientes e fazem comentários super desagradáveis que não ajudam, só atrapalham . Principalmente porque ficamos muito envolvidas vendo tantos detalhes e vamos ficando com uma sensibilidade muito grande, que por qualquer motivo acabamos chorando...pelo menos comigo era assim...rs
Correndo das opiniões
dos outros 
Muito cuidado com as famílias que além de se intrometer demais nos nos preparativos, querem por muitas realizar o sonho deles em seu casamento. Isso atrapalha demais porque deixam os noivos muito inseguros e estressados. As opiniões sempre serão bem - vindas. O que não podem acontecer é ficar determinando o que é certo ou errado.
Afinal de contas o casamento somente acontece uma única vez, então precisamos fazer nossas próprias escolhas para não nos arrepender no futuro.


Conheça os dez erros mais cometidos pelas noivas ao organizar o casamento e fuja deles

Organizar um casamento não é uma daquelas coisas que uma mulher já nasce sabendo. E, como também não dá para sair praticando por aí, a não ser que a tarefa vire profissão, é preciso estar sempre atenta para erros que, apesar de serem comuns, podem prejudicar o resultado final da cerimônia. 


1) Escolher o local apenas pelo preço

Há noivas que, na hora de escolher o local da cerimônia, acabam se prendendo mais ao preço de locação do que o local em si. “Se não tiver nada a ver com o casal, não há motivos para fazer o casamento. Transformar o local encarece muito mais o orçamento da decoração”.

O que fazer? Antes de focar no valor, é preciso que o casal se identifique com o lugar. Procure com calma e verá que é possível encontrar algo dentro do orçamento e que se adeque aos noivos.


2) Convidar pessoas achando que elas não vão

Um dos principais fatores que delimitam o tamanho da festa é o número de convidados. “É muito comum calcularem a festa pensando que muitas pessoas não irão. Corre-se o risco de ter o espaço lotado ou de não comportar todos os convidados, faltar alimentos e bebidas, entre outras coisas”, 

O que fazer? O ideal é que se contrate uma empresa que faça o RSVP (confirmação de presença) e avise o número correto de pessoas com antecedência, para que você possa se programar e não correr riscos.


3) Fazer mudanças radicais no visual

“Não tinja o cabelo, não corte-o curto, não faça permanentes nem alisamentos. Enfim, não mude radicalmente para o seu casamento”. Lembre-se que você ficará daquele jeito para sempre nas recordações da festa, como fotos e vídeo. E, caso não fique 100% do seu agrado, a lembrança pode não ser tão boa.

O que fazer? Faça testes de maquiagem e penteado e escolha um visual que combine com o seu estilo. Não arrisque!


4) Esquecer a cláusula de horário limite

Há sempre um horário estipulado para o término da festa. “Muitas vezes, o casal vê a cláusula de hora extra e não percebe que isso se aplica à desmontagem também. Aí, querem estender o tempo de festa e acabam se comprometendo com as regras do espaço”.

O que fazer? Cheque com a equipe quanto tempo para desmontagem é necessário e programe-se sempre com uma margem de tempo para o término.
5) Convidar damas e pajens muito novos

Crianças são fofas, mas, o ideal é não chamar menores de cinco anos. Não corra o risco de a cerimônia ser interrompida por causa dos pequenos, já que, no momento, eles podem não querer entrar na igreja, parar no meio do caminho ou até começar a chorar.

O que fazer? Se mesmo assim quiser a presença de crianças, é importante que tenha um casal mais velho --maior de cinco anos-- junto, para assegurar que levem as alianças, deixando o casal mais novo entrar apenas como floristas.
6) Exagerar nas atrações da festa

Assim como exagerar no número de referências para a decoração da festa, que pode acabar resultando em um carnaval de informações, também é preciso evitar muitas atrações, como banda, escola de samba, show pirotécnico, retrospectiva animada, garçons cantores, entre outros. “Lembre-se que seus convidados não estão pagando entrada para um show e, sim, estão querendo curtir o privilégio de terem sido convidados para participar de um momento tão especial”, 

O que fazer? Foque naquilo que você acredita combinar mais com o clima do casal e também dos convidados, para que eles curtam com vocês.


7) Preocupar-se demais com os convidados

Uma festa de casamento é sempre planejada com muito carinho e detalhes e é feita para todos. Por isso, não se prenda em cumprimentar todos os convidados. Além de cansativo, você deixará de aproveitar cada detalhe da festa, como jantar, bebida, música, etc.

O que fazer? Os convidados estão lá para prestigiar os noivos. É preciso, sim, dividir a atenção com eles, mas não perca os momentos da festa por causa disso. Na pista, você com certeza vai cruzar com todos eles e dar atenção, mesmo que rápida.


8) Excluir noivo, mãe e sogra das decisões

Não adianta: mãe é mãe. E como toda mãe, ainda mais de noivos, gosta de participar. Por isso, tirá-las do processo de organização do casamento pode deixá-las magoadas. O mesmo acontece com o noivo, que pode se sentir excluído das decisões.

O que fazer? Você não precisa deixar que elas tomem conta de tudo, mas deixe que participem, pelo menos, de algumas decisões. Deixe que se sintam úteis e importantes, mais sempre esclarecendo que a decisão final sempre será sua. Isso com certeza vai trazer mais tranquilidade durante a organização.


9) Escolher DJ badalado sem conhecer o estilo


Não é só porque o nome do DJ muito comentado entre os seus amigos e amigas que ele será bom para o seu casamento. “Como todo fornecedor, esse profissional também tem um estilo e a noiva deve saber se ele tocará o que ela gosta ou não. 

O que fazer? Antes de fechar com algum profissional, pesquise sobre o trabalho dele e converse abertamente sobre o que você espera do repertório da festa, para não ter surpresas na última hora e acabar se estressando. Tenha certeza que o DJ toca as músicas que gosta e não seja surpreendida na festa .


10) Acreditar que a noiva pode carregar o mundo nas costas

Muitas mulheres se sobrecarregam na hora de organizar o casamento. “Fazer tudo sozinha, junto com a agenda pessoal e profissional, causa estresse, irritação e, na maioria das vezes, queda de desempenho profissional. Afinal, o casamento se torna prioridade”.

O que fazer? Para evitar que isso aconteça, o ideal é que a noiva contrate uma assessora para ajudá-la em toda a organização, para otimizar o tempo dela e deixá-la mais tranquila para esse momento tão importante. Caso não seja possível contratar uma assessora, não deixe de pedir ajuda para uma amiga, para a mãe ou para alguém próximo.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dois sentimentos que serão presentes durante a preparação...Insegurança e Dúvida

Não tem para onde correr....porque eles te pegam de todos os lados....rs


Eu nunca pensei que a preparação do meu casamento fosse mexer tanto com minhas emoções e sentimentos, tinha oras que estava super tranquila mais outras estava super aflita, inquieta, nervosa, achando que nada ia dar certo........Dois sentimentos que predominam em toda noiva durante toda a preparação é a INSEGURANÇA e a  DÚVIDA ..É como se nunca tivéssemos certeza de nada, toda hora ficamos inseguras de nós escolhas já feitas, achando que não são  bonitas, que não vão achar bonito...
Quando parece que está tudo certo, sempre parece algo para deixar novamente confusa.  Na hora de dormir eu ficava tendo "pesadelos" diretos com várias imagens de casamentos na minha cabeça, ficava tentando deletar, parar de pensar e não conseguia ...é como se fosse algo mais forte do que eu.....rs
Fora os sonhos que tinha de vários imprevistos que acontecia no dia da cerimônia. Tipo: o vestido rasgar, o buffet não aparecer, o fotógrafo não aparecer, eu desmaiar na igreja, ter dor de barriga e sair correndo da cerimônia pra ir no banheiro.......rs



Como todo mundo sempre me dizia : "No final dá tudo certo". E realmente no dia, mesmo com todos os imprevistos,  o dia do nosso Casamento é muito especial e nada consegue desviar o nosso olhar e nossa atenção dessa imensa Alegria e Felicidade que sentimos.

Quando decidir marcar a data do casamento???


Algo que pôde experienciar muito durante o meu período de  namoro, noivado até a data que marcamos o nosso casamento, que o próprio casal começam a perceber que a relação deles está amadurecendo e começam a sentir vontade e necessidade de estarem ainda mais unidos, partilhando e vivenciando juntos os mesmos sonhos e projetos. Isso é o primeiro sinal que esse relacionamento já está se direcionando para mais um passo....Não existe um tempo determinado para o casal marcar o casamento, mais  é necessário colocar em primeiro lugar na vontade de Deus nesse tempo, por isso é muito importante o casal rezar juntos pelo seu relacionamento.
Afinal de contas, todos que trazem infundido dentro de si essa Vocação Matrimonial irão passar por essas etapas (Discernimento, Namoro e Noivado), sendo que são etapas de transição e não de permanência contínua, onde em cada uma delas seremos lapidados e  preparados para abraçar esse Sacramentos do Matrimônio.

Check List da Noiva

Essa é uma lista com todos os itens que a noiva deve pensar antes de começar a preparar sua festa de casamento. 


1. Diversos
□  Definição da data do casamento
□  Local para cerimônia religiosa (igreja, salão, sítio, casa etc.)
□  Local para cerimônia civil (cartório)
□  Local para recepção, festa do casamento (salão / buffet, sítio, residência)
□  Assessoria de casamento (profissional que ajuda a noiva nos preparativos)
□  Documentação para o casamento civil
□  Documentação para o casamento religioso 
□  Lista de convidados (nome / sobrenome / endereço)
□  Escolha de buffet
□  Escolha de padrinhos, madrinhas, bridesmaids 
□  Convites personalizados para padrinhos
□  Escolha de damas e pajens
□  Convites do Casamento
□  Subscrição do convites (calígrafo)
□  Escolha do vestido de noiva (provas / alterações)
□  Véu e Grinalda da noiva
□  Sapatos (provas / alterações)
□  Buquê (noiva e damas)
□  Prova de maquilagem / cabelo da noiva
□  Jóias / acessórios
□  Roupas íntimas
□  Roupa do noivo (provas / alterações)
□  Enxoval da noiva e do noivo
□  Exames pré-nupciais
□  Chá bar e/ou Chá de cozinha
□  Lista de presentes de casamento
□  Decoração da casa
□  Transporte da noiva para a cerimônia 
□  Transporte dos noivos para recepção
□  Plano de Contingência do Casamento
2. Cerimônia Religiosa
□  Celebrante (padre, pastor, rabino, etc.)
□  Cerimonial (profissional que ajuda a conduzir a cerimônia - entradas, músicos, brindes, valsa)
□  Conhecimento das regras da igreja (música, arroz, decoração etc.)
□  Ensaio na igreja (se possível)
□  Músicos / Coral e Orquestra (vozes, instrumentos, pianista, etc.)
□  Definição dos trajes dos padrinhos
□  Definição dos trajes das daminhas e pajens
□  Aluguel (candelabros, tapetes, etc.)
□  Decoração
□  Florista (cor / estilo)
□  Foto e filmagem
□  Alianças dos noivos
□  Voltar ao Topo
3. Recepção / Festa
□  Número de convidados
□  Aluguel do espaço para recepção (salão, sítio, etc.)
□  Tipo de serviço do buffet (americano, à francesa, etc.)
□  Menu (cardápio)
□  Bolos e doces
□  Bebidas (definição / quantidades)
□  Tipo de mesas / cadeiras
□  Decoração (flores, toalhas, etc.)
□  Lembrancinhas do casamento
□  Músicas e músicos
□  Som / Telão / Iluminação / Efeitos especiais 
□  Palco / Pista
□  Quantidade de garçons
□  Manobristas
□  Seguranças
□  Limpeza (mesas, banheiros)
□  Coordenador para checar se está tudo ok
4. Decoração / Florista
IGREJA
□  Porta da igreja
□  Altar
□  Bancos
□  Corredor
□  Buquê
□  Lapela
RECEPÇÃO
□  Porta
□  Salão
□  Mesa principal
□  Mesas dos convidados
□  Mesa do bolo
□  Lavabos
5. Música
IGREJA
□  Eletrônica / ao vivo
□  Entrada do noivo / padrinhos
□  Daminhas e pajens
□  Entrada da noiva
□  Sermão
□  Pedido
□  Benção das alianças
□  Cumprimentos
□  Saída dos noivos
RECEPÇÃO
□  Eletrônica / ao vivo
□  Entrada / cumprimentos
□  Durante a festa
□  Valsa dos noivos
□  Valsa dos pais
□  Valsa dos padrinhos
□  Outras
6. Foto / Filmagem (Álbum / Vídeo)
□  Casa da noiva
□  Casamento Civil
□  Pais e padrinhos
□  Casamento Religioso
□  Recepção
□  Fotos externas
□  Álbum
□  CD / DVD 
□  Cópias extras
□  Ampliações
□  Fotos p/ porta-retrato 
7. Lua-de-mel
□  Destino
□  Montar roteiro(s)
□  Agência de turismo (reservas e aluguel de carro)
□  Divisão de cotas de lua-de-mel 
□  Roteiro de passeios
□  Malas
□  Passaportes
□  Câmbio de moeda estrangeira
http://www.guiadecasamento.com.br/noiva_checklist_da_noiva.php

Boas Vindas!!

Olá!!!! Sejam Bem Vindos!!!!!! 


Depois de muitas iniciativas e pedidos, resolvi aceitar os conselhos dos amigos e montei esse espaço para ajudar  um pouquinho na realização do sonho de toda Mulher que é seu Casamento.......
Quero poder ajudar a todos com muito carinho e dedicação nessa preparação ......
Escolhi esse nome Casamento Tudo Perfeito por que sei o quanto que nós sonhamos e desejamos que ocorra realmente Tudo Perfeito nesse grande dia, tão importante de nossas vidas....
Espero poder ajudar com muitas dicas ..fiquem bem a vontade para perguntarem e tirarem dúvidas.


Lista de preparativos para o grande dia

Esta é uma lista para ajudá-la com todos os

 preparativos do seu casamento. Siga à risca e 

você poupará correrias de última hora...




1 ano e 6 meses antes
colocar um Ok em cada etapa
concluída nos dá muito alívio
  • Inicie a montagem do enxoval com todo vapor (comprando cada mês algum utensilio que deseja muito ter em sua casa) .
  • Pense que cor irá desejar fazer seu enxoval de cozinha.
  •  Começe já a guardar suas economias, afinal irá precisar muito delas.
  • Decida onde vão morar. Se a intenção for comprar um imóvel novo, é bom começar a procurar agora. Afinal, o processo leva tempo.
  • Escolha a data, reserve os locais de cerimônia religiosa e da recepção.
  • Faça o orçamento de quanto poderá gastar (já estudando a lista de convidados).
  •  Monte uma planilha com todos os serviços necessários. 
  •  Comece a lista de convidados. Aos poucos, confirme endereços e telefones. 
  • Visite lugares para a festa e anote os buffet que achou interessante.
12 meses antes


  •  Decida as características da cerimônia: diurna, noturna, com festa, religiosa... 
  •  Escolha e reserve a igreja. 
  •  Faça um pré-orçamento com tudo que pretende gastar. 
  • Monte uma planilha com todos os serviços necessários. 
  • Pesquise serviços e ideias em revistas e com amigos. 
  • Comece a lista de convidados. Aos poucos, confirme endereços e telefones. 
  • Visite lugares para a festa e anote os bufês que achou interessantes.
  • Pesquise não somente os preços mais também a qualidade dos serviços.
  • Define a cor da Decoração do salão para pensar nos detalhes 

  10 a 8 meses  

  •  É hora de pesquisar a lua-de-mel. Escolha um destino e feche o pacote. A Lua de Mel precisa ser uma das primeiras coisas a ser definido, afinal de contas deve ser muito especial. 
  • Seu vestido merece atenção. Procure modelos e visite estilistas, lojas e ateliês. 
  • Faça um check-up de saúde e todos os exames pré-nupciais. 
  • Entre em contato com fotógrafos, cinegrafistas, músicos, decoradores, gráficas e firmas de aluguel de carros e peça orçamentos detalhados. Avalie portifólios de foto e vídeo e repertório de músicos. 
  • Visite doceiras e bufês. busque sempre pedir degustações.
  •  Defina o local em que se fará a festa e o que será servido. 
  • Termine a lista de convidados, com nomes e endereços.
  • Feche todos os serviços necessários: músicos ou DJ, bufê, doces, decoração, foto, filme, estacionamento e segurança. 
   6 a 4 meses

  • Escolha e convide daminhas, pajens e padrinhos.
  • Comece a entregar os documentos na igreja. (Um dos  documentos mais importantes é a Certidão de batismo para fins Matrimonias que deve ser solicitada onde os noivos foram batizados)
  • Defina as músicas que tocarão na cerimônia. 
  • Contrate as flores para a igreja.( peça o pessoal pra ir no local da cerimonia pra estar verificando  o espaço da igreja e  consulte para saber que tipo de flores que estarão na época ) 
  • Encomende os convites e cartões do casal. . 
  • Defina o bolo do casamento. 
  • Compre as lembrancinhas. 
  • Começam as provas do vestido. Escolha também o sapato. 
3 meses

  •  Determine a roupa para as daminhas e os pajens. (Uma dica é ir junto até as lojas para pesquisar os modelos que mais vc indentifa com seu gosto e seu casamento)
  •  Providencie os documentos necessários para dar entrada no civil. (Uma boa opção é o casal pode dar entrada no cartório e assinar a documentação na Igreja) 
  • Vá com o noivo escolher o traje que usará no dia. 
  • Monte a lista de presentes nas lojas de sua preferência. (para se tornar mais acessíveis aos convidados coloque também nos sites)
  • Defina seu penteado, acessórios para a cabeça e maquiagem. 
  • Envie os convites para quem é de outra cidade.
  • Comece a enviar o Save the Date( é uma espécie de pré-convite de casamento para os convidados reservarem a data do seu casamento na agenda)
2 meses

  • Entregue pessoalmente os convites para padrinhos e pais de daminhas e pajens. 
  • Escolha e encomende o buquê. 
  • Reserve a noite de núpcias. 
  • Escolha o carro para o dia.
  • Marque e comece a entregar os convites do chá de panela. 
  • Comecem a distribuir os convites. A um mês do casamento eles já devem estar todos entregues.  
  • Se puder, comece a mudança para a sua casa nova.
 1mês antes

  •  Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, dia da noiva etc. 
  • Confirme também as reservas da viagem – hotel e passagens. 
  • À medida que abre os presentes, aproveite para escrever os cartões de agradecimento. Se não conseguir, guarde todos os cartões que acompanham os presentes para agradecer depois. 
  • Lembre-se de comprar uma lingerie especial para o dia e uma para a lua-de-mel. 
  •  Que tal começar a amaciar o sapato? Use-o com cuidado, um pouquinho por dia.

15 dias antes 

  • Comece a  fazer as malas da viagem. 
  • Faça a última prova do vestido. 
  • Cheque a mudança de nome nos documentos. 
  • Faça uma limpeza de pele. 
  • É hora da prova da maquiagem e do cabelo. Nesse dia, não deixe de levar com você, para incluir na prova, o acessório que escolheu para usar na cabeça: o véu, a tiara, a coroa ou até mesmo as flores. 

Uma Semana Antes do Casamento

  •  Escolha e convide quem vai estar com você ao se arrumar antes de ir para a igreja. 
  • Faça uma limpeza de pele;
  •  Cheque igreja, recepção, buffet, decoração e foto / filmagem;

Dois Dias Antes do Casamento

  • Faça depilação e os pés.
  •  Mande o plano de mesas para o buffet, se preferir definir os lugares; 

No Grande Dia do Casamento

  • Durma bem  no dia seguinte e acorde bem relaxada, tome um café da manhã saudável.
  • Se preferir ficar em casa, descanse bastante e coma só coisas leves. Faça a mão, a maquiagem, o cabelo e se arrume com calma;
  • Se for fazer Dia de Noiva, procure separar todos acessórios (brincos,cordão e etc) e tudo que usará no casamento e leve até onde irá se arrumar.
Lembre-se: você fez tudo o que podia, agora só resta relaxar e... aproveitar o seu Grande Dia. 
Boa festa!
Noiva, hoje é seu Grande Dia e você deve estar linda e tranquila.