quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como escolher o imóvel para morar??


São muitos os fatores que influenciam a escolha da casa nova: tipo de imóvel (casa ou apartamento), localização, tamanho, compra ou aluguel etc. Não é tarefa fácil!
A primeira decisão a tomar é  comprar ou alugar. Está na dúvida? 
Ficam aqui vão as dicas do que levar em conta para escolher seu novo lar de acordo com sua escolha.

  • Como escolher imóvel para comprar

1) O primeiro item a que um casal deve atentar (e talvez o mais importante) é onde morar. Localização é tudo. Mesmo que vocês se apaixonem pelo imóvel, tenham em mente seu valor de mercado e o potencial de valorização. Questionem-se se será fácil vendê-lo daqui a alguns anos.
Mesmo que o objetivo de vocês seja comprar para a vida toda, as circunstâncias podem fazê-los mudar de idéia. Quando vierem os filhos, vocês podem querer um lugar maior; uma transferência de cidade no trabalho pode forçar uma mudança… A compra de imóveis é como a de carros: quanto mais você trocar, mais dinheiro perderá.
2) Outra questão importante é a planta do imóvel. Nem sempre m² quer dizer área realmente útil.
Um corredor muito extenso, por exemplo, é metragem perdida, pois trata-se de um espaço somente para circulação. O mesmo pode-se dizer de uma varanda muito extensa para um apartamento pequeno, de cerca de 50 m².
Por outro lado, salas com larguras pequenas não são indicadas: se o espaço entre o sofá e a TV for muito curto, ficará desconfortável ou forçará a compra de uma TV de tela plana.
Na hora de escolher, fique de olho nesses detalhes e na possibilidade de fazer pequenas reformas para ganhar espaço. Se o lugar for pequeno, verifique a viabilidade de integrar a cozinha com a sala de jantar, formando uma cozinha americana (os ambientes são divididos por uma bancada). Além de ficar esteticamente agradável, permite uma maior circulação dentro de casa.

Como escolher imóvel para alugar
1)  Na hora de escolher um lugar para alugar, leve em conta os objetivos que fizeram  vocês optarem pela locação.
Se o objetivo é mudar de casa em curto ou médio prazo, fiquem de olho no tempo mínimo de contrato e no valor da multa por rescisão.
Tenham em mente, também, que dinheiro gasto em reformas, nesse caso, é dinheiro perdido. Procurem um imóvel que não necessite de reparos ou negociem com o dono se reformas podem ser descontadas do valor do aluguel. Muitos topam, mas combine antes de fechar!
Se o objetivo é economizar para poder juntar dinheiro para comprar a casa de vocês, eis uma conta simples para saber se vocês estão ou não perdendo dinheiro.
Pegue o valor de um imóvel que você pretende comprar e simule uma aplicação financeira . Se a diferença entre o rendimento desta aplicação e o valor do seu aluguel for maior que zero, vocês não estarão perdendo dinheiro.
2) Na hora de comparar imóveis, analise também o valor do condomínio e veja se vale à pena. Em alguns casos, os benefícios inclusos não compensam. Detalhe: despesas extras no valor do condomínio por conta de reformas no prédio não são de responsabilidade do inquilino, e sim do locatário. Converse sobre isso antes de fechar negócio!
3) Leia o contrato de aluguel com muito cuidado antes de assinar e converse com o locatário sobre suas dúvidas. Exija que quaisquer acordos verbais sejam colocados no papel. Isso evitará dor de cabeça futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário